18 de fev. de 2013

O QUE ESTARÁ ACONTECENDO COM NEYMAR?

CÉLIO MESSIAS/ESTADÃO CONTEÚDO
DEDO EM RISTE
PARA O ÁRBITRO
Confesso que fiz - e continuo fazendo - restrições a algumas das atitudes do Neymar. Acabarei escrevendo sobre elas. Parecia que amadureceu. Ontem, vi o Neymar entrando por trás em um zagueiro da Ponte, empurrando-o com o ante-braço. O zagueiro jogou o braço esquerdo para trás, não sei se intencionalmente, nem sei se atingiu Neymar, mas foi pecado, também. Imediatamente, Neymar dirigiu o dedo em riste ao nariz do adversário. Praticou uma conduta que vários jogadores têm adotado, e da qual discordo visceralmente: jogador meter-se a juiz e admoestar adversários, ou por faltas que praticaram, ou por aquilo que acham ser simulação, que às vezes é, às vezes não. Quem pode admoestar jogador é o juiz. Adversário pode, no máximo, reclamar para o juiz de alguma conduta indevida (em termos, como é possível no voleibol, por exemplo, e não em altos brados, como costumam fazer). Só está faltando jogador entrar com cartão amarelo em algum bolso, e exibi-lo para adversário que o incomode. Ou até para o juiz (já aconteceu de um tomar o cartão vermelho do juiz e exibi-lo no alto para o próprio). Resultou que o zagueiro da Ponte passou a mão no rosto de Neymar, depois apertou-o entre os dedos, tendo Neymar reagido com um golpe no braço do adversário. Alguém, da Ponte, puxou o Neymar, provavelmente para tirá-lo do bolo. Pode tê-lo feito atabalhoadamente, mas a queda do santista foi cinematográfica.
Acho que Neymar tem jogado muito menos do que indica sua capacidade físico-técnica. Minha mulher sugeriu que as múltiplas atividades - jogador de futebol, garoto-propaganda, cuidados com as atualizações do visual, ator, freqüentador de palcos, que cantores famosos o chamam a dividir..., incluindo viagens, isso tudo pode estar prejudicando o desempenho do craque.
Quando as dificuldades de um atleta descambam para o campo disciplinar, envolvendo descontrole emocional, acho que é preciso cuidar do homem.
Se Neymar quiser ser o melhor jogador do mundo (vide http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/12/entao-magica-de-neymar-tera-de-ser.html), não precisa ir jogar na Europa. Precisa é de ser, efetivamente, o melhor jogador do mundo. E para isto...

Foto: Brasil Online (BOL)
http://www.bol.uol.com.br/
Nota: Nas fotos do entrevero, que pude ver na rede, Neymar aparece só como vítima. Não aparece a foto em que ele colocou o dedo no nariz do adversário. Essa aí com o juiz foi uma exceção.

Nenhum comentário: