12 de nov. de 2012

ONDE ELE JOGA NÃO NASCE GRAMA



Fluminense campeão brasileiro! Tetra! Parabéns. Pode ter sido ajudado "pela sorte". Escrevi, aqui, que a ajuda do juiz que apitou o jogo Atlético 3 x 2 Flu, no segundo turno, foi além daquele jogo
(http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/10/a-ajuda-do-arbitro-foi-alem-do-campo.html). Mas o Fluminense foi, de fato, o time mais competente, no curso de todo o campeonato. Com a fórmula de pontos corridos, a regularidade é um item importante. O Fluminense teve regularidade.
A foto de Fábio é postada como
homenagem a um goleiro que soube
envergar a camisa do Cruzeiro, quando teve peso,
e que teve humildade para vesti-la em fase adversa.
Não concordo como o povo encara uma conquista. O grande herói é sempre o que faz os gols. Hoje, mesmo, pela manhã, ouvi um comentarista dizer que Fred foi o grande herói do título. Acho que falam isto para agradar o povo, repetindo seu sentimento. Garante audiência.
Parece que futebol não é um esporte coletivo. O herói é o indivíduo que supera todos os outros.
Millôr Fernandes escreveu que o trabalho de equipe dispensa o herói.
Nessa leréia toda, o goleiro é sempre esquecido. Goleiro não ganha jogo. Tirando Rogério Ceni, que é goleador e um ou outro que lhe está seguindo os passos, goleiro empata, no máximo. Se pegar tudo, pode ficar zero a zero. Ganhar, não ganha.
Por que esta birra minha? Porque Diego Cavalieri foi um goleiro muito competente. Manteve excelente condição, durante todo o campeonato. Mas o grande herói, mesmo, é só o goleador.
Provavelmente por isto foi que José Martins de Araújo Júnior - mais tarde, Don Rossé Cavaca - jornalista esportivo morto em 1965, escreveu: "Desgraçado é o goleiro, até onde ele pisa não nasce grama". Os mais velhos irão lembrar-se de que, há algum tempo atrás, a área do goleiro era um semi-círculo, com raio correspondente à metade do tamanho da linha de gol. Ali não brotava grama. Alguns chamavam de zona do agrião.
Seguem os goleiros sua saga: tomou gol fácil, é frangueiro; fechou o gol, ninguém se lembra mais, logo após a marcação de um gol, pelo herói do campeonato. Melhor a tese de um amigo, goleiro amador: "goleiro não é parede".

Foto: TORCEDORES.COM

https://www.torcedores.com/noticias/2020/03/de-olho-no-classico-goleiro-fabio-pede-apoio-a-torcida-do-cruzeiro

Nenhum comentário: