17 de jan. de 2018

CATULLO

Catulo da Paixão CearenseCresci ouvindo minha mãe cantar Catullo da Paixão Cearense. Falava-me de um episódio da vida do poeta: em uma festa, em que viria a ser a atração principal, pediu a uma linda moça uma contradança. A mesma recusou e disse-lhe que não dançaria com ele, porque era muito feio. No momento em que foi apresentar-se publicamente, Catullo cantou "Talento e Formosura" (está no link abaixo, com outras sete composições).
Há muito tempo, publiquei no cadikim um poema de Catullo, "A Verdade e a Fábula", o qual guardara na memória. Pensava que era o poema-título. Procurei na rede, encontrei nada do que pensava. Na mesma rede, fui encontrar o livro "Fábulas e Alegorias", de Catullo, em "Estante Virtual" (https://www.estantevirtual.com.br/contato), encontradiça, também, no facebook (poder-se-á considerar isto um "comercial"; tudo bem, mas cadikim é voluntário e sobre livro faz propaganda de graça).
E, lá no livro, vou encontrar o poema que me encanta e que volto a publicar, tal qual está lá, com detalhes diferentes da minha memória):


A VERDADE E A FÁBULA


       (Aos mais notáveis fabulistas: meus
grandes mestres e meus grandes
discípulos).



A Verdade só é bem acolhida,
quando fala por boca da Parábola,
ou se adorna com os ouropéis da Fábula,
que é, neste livro, a companheira sua.
Pois todos nós sabemos que a Verdade
é a única mulher, de eterna virgindade,
que o homem não quer ver, quando está nua.



Para quem quiser ouvir oito músicas de Catullo: ouvir música 


Imagem: Portal São Francisco (contém biografia).




O poema está na página 19 do livro




Nenhum comentário: