13 de nov. de 2017

ACHEI QUE O JUIZ IRIA REALIZAR MEU SONHO

Tenho dito que um de meus sonhos é ver um jogo de futebol terminar mais cedo, por falta de jogadores, causada por expulsões que deixarem em campo número menor do que o admitido . Ainda gosto de assistir aos jogos mas estou ficando sem paciência. Qualquer falta que um juiz apita - certo ou errado - correm para cima dele vários jogadores do time penalizado. Muitas das vezes, penso eu, é para "engordar tempo", depois que começa a contagem dos descontos. Mesmo durante o tempo normal, quando um time está ganhando apertado, muitos dos movimentos dos jogadores são para "enrolar". Mas na maioria das vezes é para peitar o juiz, mesmo. Constrangê-lo.
Penso que, no caso de jogadores correrem para cima do juiz "de turminha", o juiz deveria recebê-los - a todos - com o cartão amarelo em uma das mãos, com a outra no bolso do vermelho.
Só que, por motivos que "a própria razão desconhece", os juízes não têm coragem de fazer isto.
Num jogo do Corinthians, um jogador "machucou" e, depois de atendido no campo, teve de sair. Voltou sem autorização do juiz. Como já estava amarelado, era caso de cartão vermelho. Os jogadores do Corinthians correram "de turminha" para cima do juiz, que foi recorrer ao auxiliar, para que informasse se havia autorizado. A "turminha" toda correu atrás, reforçada pela "turminha" adversária. O juiz fez sinal, mais de uma vez, para que se afastassem. Afastaram-se? Aqui, oh! Ora, quem pode autorizar é o juiz (costumo dizer que o juiz não é a maior autoridade em campo; é a única). Mas inventaram um pissilone de que o juiz fizera um sinal com o braço direito. Fizera, sim, mas era para o Cássio recolocar a bola em jogo (estava fazendo cera). Estava de frente para o Cássio e não voltou a frente para o jogador que estava fora do campo. Ficou tudo como d'antes no quartel de Abrantes. A volta do jogador foi referendada.
Em um dos últimos jogos do Atlético, o juiz mostrou o amarelo para o Adilson, do Galo. Acho que se enganou. A "turminha" também achou e partiu para cima. Só que o juiz, recuando depressa, claro, ato contínuo, já mostrou o cartão também para o Robinho, um dos mais próximos. Achei que iria realizar meu sonho: amarelar a "turminha" inteira. Só que o mais próximo era o Fred, que já estava amarelado. O juiz não teve coragem. Seguiu recuando e deixou como estava.
Penso que as pessoas que dizem gostar de futebol e que ganham dinheiro com ele - dirigentes, jogadores, narradores, comentaristas... - deveriam decidir se preferem juízes com autoridade ou juízes sem autoridade. Na segunda opção, é só deixar como está. Se optarem pela primeira, meditarem, com sinceridade, sobre as possíveis causas dessa perda de autoridade, que eu vi em um Mário Vianna, um Armando Marques... Não vou nomear mais porque posso me enganar, já que comentei o Arnaldo César Coelho (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/01/como-ficam-os-juizes-de-futebol.html). Além do comentário no texto indicado, já vi o mesmo comentarista de arbitragem dizer que, para aplicar amarelo, naquele "empurra-empurra" na área, o juiz deve advertir os jogadores antes. Ficaria lindo um policial dizer para um indivíduo, com arma na mão, ameaçando atirar em outro, dizer-lhe: olha, se você atirar eu vou prendê-lo e você será processado, viu?
Penso que é preciso escolher o que se quer: um futebol limpo, desembaraçado, técnico, ou essa bagunça que nos aparece em cada jogo.

Imagem e texto abaixo: UOL esporte
Manual prático de como fazer cera no futebol (contém humor).

12. Quando algum companheiro arrumar confusão com um adversário, todos os outros jogadores deverão se dirigir à cena do desentendimento para fingir apaziguar... - Veja mais em https://cornetafc.blogosfera.uol.com.br/2017/09/30/manual-pratico-de-como-fazer-cera-no-futebol/?cmpid=copiaecola

Na verdade, é para arrumar mais confusão...




Fernando Donasci/UOL... - Veja mais em https://cornetafc.blogosfera.uol.com.br/2017/09/30/manual-pratico-de-como-fazer-cera-no-futebol/?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário: