10 de jul. de 2015

EXPLICAR-SE


EDIÇÃO EM 23/05/2016: tenho ouvido muitas explicações sobre envolvimentos em lava-jato e quejandos, quase sempre pelas "defesas" dos fulanos, que preferem não dar a cara a tapas. Hoje, vejo novidade: Agora, vejo na "Folha de São Paulo", que "Conversa com Sérgio Machado não traz nada ilegal, diz advogado de Jucá" (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1774018-em-dialogos-gravados-juca-fala-em-pacto-para-deter-avanco-da-lava-jato.shtml). Mais cedo, havia ouvido, no "Bom Dia Brasil" (essa Globo...), notícias dessa conversa de Jucá com Machado, com menos detalhes do que na notícia da Folha de São Paulo (nesta, um papo bastante longo). Tenho a impressão de que, pelo "Bom Dia Brasil", quem transmitiu a notícia disse que Jucá havia dado informações, que não consigo reproduzir, mas que, para mim, vão encontrar incongruências em algumas partes da transcrição do diálogo contido na "Folha de São Paulo" (procurei gravação do diálogo mas, na página do G1 

(http://g1-globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/05/gravacoes-indicam-que-juca-sugeriu-pacto-para-deter-avanco-da-lava-jato.html)

está que "não foi possível exibir o vídeo", estando no texto os "esclarecimentos" atribuídos a Jucá). Se minha impressão está correta, do que ouvi pelo "Bom Dia Brasil", Jucá deu a cara a tapas, ainda que tergiversando (no meu entendimento, claro, baseado em que a decodificação da mensagem é feita pelo receptor e não pelo transmissor). Sem descartar, porém, o comparecimento de advogado (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1774021-conversa-com-sergio-machado-nao-traz-nada-ilegal-diz-advogado-de-juca.shtml), para emitir o que considero mais opinião pessoal sobre a personalidade de Jucá do que para formular explicações.

Voltemos, então, ao texto original desta página, que penso justificar esta edição.

Quando uma organização ou pessoa qualquer precisa de que várias pessoas compareçam, em várias oportunidades, para explicá-la, é porque não consegue explicar-se por si própria.

(edição em negrito, no texto original)

A propósito:

Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível. (Tomás de Aquino)


Imagem e frase: kdfrases.

Nenhum comentário: