19 de mar. de 2015

PRESENÇA DE CID GOMES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DÁ ENSEJO A CENAS DEPRIMENTES

Não entendo para que foi feita a convocação - ou convite, sei lá - para que Cid Gomes fosse explicar o fato de ter falado que há 400 ou 300 achacadores na Câmara dos Deputados. Ou pedir desculpas, também não sei.
Se alguém ofende outrem, em particular, e apenas no campo estritamente pessoal, o pedido de desculpas e a aceitação, também em particular, pode não causar assombro a qualquer dos dois.
Mas se uma pessoa desqualifica um grupo de tantos deputados, de modo generalizado, relativamente à conduta profissional deles, perante terceiros, então acho inadmissível pedir desculpas. O que Cid Gomes fez foi repetir e, além disto, apontou para o Presidente da Câmara, usando o argumento desqualificador.
Tenho para mim que ninguém ali, na Câmara dos Deputados, esperava que Cid pedisse desculpas pelo que falou. Logo, qualquer manifestação de inconformismo teria de buscar outra sede - a do Poder Judiciário, como o Presidente e o Procurador da Câmara disseram que será providenciado.
Penso, pois, que a própria Câmara poderia ter evitado o desgaste, não convocando nem convidando Cid Gomes. Ou então, o interesse era provocar o conflito, previsível.
Vi deputados dirigindo palavras ásperas a Cid Gomes, e referindo-se a fatos que reputaram irregulares e desonestos. E vi Ciro Gomes com um sorriso de superioridade no rosto, como se não o incomodassem as imputações que lhe foram feitas.
Olha! Tenho assistido a muitos debates pela TV Senado e pela TV Câmara. Assisti pela TV ao julgamento do "mensalão", pelo STF, através da TV Justiça. Penso que já vi muita coisa ruim acontecendo naqueles espaços.
Mas em verdade, em verdade vos digo: nunca vi coisa tão deprimente envolvendo um Ministro de Estado (qualidade com que Cid Gomes chegou à Câmara) e um corpo de Deputados, em um ambiente que ao Povo pertence e que, eventualmente, é ocupado por representantes do Povo.
Penso que os políticos estão ignorando limites.
Achei feio demais!


FOTO: O Dia Brasil.
http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-03-19/queda-de-cid-gomes-da-inicio-a-reforma-ministerial.html

Nenhum comentário: