30 de mar. de 2015

FICOU 1 X 0. MAS PODERIA TER FICADO 1 X 1 OU 1 X 0 CHILE. NÃO MUDARIA O PANORAMA

Assistir Brasil x Chile ao vivo 29/03/2015A seleção brasileira não foi melhor nem pior. Fez 1 x 0 na única oportunidade surgida. A chilena correu muito, mas também não fez mais do que isto. Bem que obrigou Jeferson a uma bela defesa, quando estava perdendo. Ficou só por aí. A seleção brasileira cometeu mais faltas do que a chilena. Mas, no primeiro tempo, a chilena deu muita pancada. Neymar foi a vítima preferida, atingido várias vezes por um brucutu chileno, que mereceu cartão amarelo na primeira dividida. Juiz não costuma dar. Não deu. Aí cara cresceu e cometeu o absurdo de pisar na panturrilha do brasileiro e levantar-se sobre o pé que pisava. Nem assim levou amarelo. O bandeirinha estava no lance. Acabou amarelado, pelo conjunto da obra. Não gostei de ver a seleção brasileira praticando tantas faltas "táticas". Para mim, é indício de deficiência técnico-tática. Penso que o melhor ensinamento não é técnico, mas no sentido de se fazer alguma coisa para impedir coisas desse tipo na Copa América, no Chile. Se não, poderá ser ficar muito feio.
Quanto ao jogo, o Dunga experimentou. Acho certo. Precisa conhecer. E tinha de mesclar. Não poderia ter escalado o time reserva, porque deverá estar mais entrosado do que a mistura. Penso que é para isto mesmo. Precisa conhecer os convocados em jogo, e não só em treinos.
No mais, o treinador afastou Neymar da ponta esquerda (como tem sido usado no Barcelona, e como jogava no Santos e na Seleção de 14). Lembro-me de que João Saldanha achou de entender que Dirceu Lopes deveria ser centro avante. Mas como, meu Deus? Um baixinho onipresente, que ocupava todos os espaços do campo, uma mobilidade fenomenal, e vai jogar isto fora? Felizmente, não aconteceu. Teria sido amarrar um craque. Com Neymar na ponta esquerda, penso que acontece o mesmo. Com o talento e a mobilidade dele, deve ser usado em mais faixas do campo, atazanando todos os setores da defesa adversária, e não só o lado direito. Esperemos para ver se Dunga segue ampliando os espaços do jogador.
Finalmente: Neymar jogou quase nada. Primeiro porque, sem falar na violência, foi marcado por pelo menos dois adversários em cada lance, tendo havido momentos em que havia quatro em redor dele. Acho que é preciso achar uma forma tática de aproveitar a concentração de marcadores em cima de um só jogador, para ver se fica alguém desmarcado.

Imagem: FUTEBOL AOVIVO2.COM
http://futebolaovivo2.com/assistir-brasil-x-chile-ao-vivo-29032015/

Nenhum comentário: