18 de ago. de 2014

FOI DEPLORÁVEL OU NÃO? DESQUALIFICAR QUEM FALOU MUDA NADA

Acabo de ver, no Redação Sportv, comentários sobre a resposta de Felipão, a uma pergunta que lhe foi feita, após o jogo Grêmio x Criciúma. O repórter falou de uma avaliação, pela FIFA, da atuação da seleção brasileira, na derrota por 7 x 1, classificada como deplorável.
O âncora André Rizek citou argumento de um colega, de que a palavra "deplorável", em espanhol, tem o sentido de "surpreendentemente pobre" ou coisa que tal, e que, na versão em português, significa referência a alguma coisa muito feia, como matar alguém, roubar, etc. Depois, desqualificou o grupo de pessoas de onde emanou a avaliação. Disse, mais, que o repórter tem o direito de perguntar o que quiser, e o entrevistado tem o de responder como quiser.
Primeiro: concordo com esta última afirmação. Mas não acho de bom tom perguntar sobre os 7 x 1, quando o evento é um jogo do Grêmio. É claro que o entrevistado não gosta. Já lhe falaram demais sobre isto. E, se não houver qualquer limite ético sobre o "sobre o que perguntar", o entrevistador poderá ir pinçar fatos até estranhos à atividade do entrevistado e ao contexto da entrevista (já vi fazerem isto como Ronaldo Fenômeno).
Segundo: Fui ao dicionário, claro. Então, está lá:
deplorar. V. t. d. 1. Chorar, lastimar, prantear. 2. Sentir, lamentar. P. 3. Lastimar-se, lamentar-se, chorar-se.". ("P." entendi como "pronominal", examinando legendas).
deplorável. Adj. 2 g. 1. Digno de deploração; lamentável, lastimável. 2. Detestável, abominável.
Então, acho que aquela atuação no jogo contra a seleção alemã foi deplorável, sim, sem precisar de artifícios de versão do espanhol para o português. A não ser que o conhecimento da língua e a escolha de palavras esteja em nível muito baixo. Os jornalistas - a coisa rodou foi pela imprensa, óbvio - devem ser capazes de distinguir entre "lamentável" e "abominável".
Parece-me que a intenção era machucar, mesmo. Como de costume.

Foto: BOL.
http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/esporte/2014/08/17/gremio-e-criciuma-se-enfrentam-pelo-brasileirao.htm#fotoNav=5

Nenhum comentário: