5 de jul. de 2014

O DRAMA DE NEYMAR E DA SELEÇÃO

O drama de Neymar é aquele que já foi relatado, no passado, por outros craques que passaram por tratamentos longos e pelas incertezas da volta com o mesmo vigor de antes da contusão.
O drama da seleção é fazer todos, em geral, e o substituto, em particular, de que tanto este quanto todo o time irão jogar tão bem que vai dar para ganhar. Até acredito nisto. Em 1962, Pelé contundiu-se e foi substituído por Amarildo, que foi bem. Mas o lampejo do gênio substituto veio de um que já estava no time, o Garrincha, que virou aquela copa de pernas para o ar (como costumava fazer com seus Joões).
Não sei se a CBF, a imprensa, e quem mais quiser, irão tirar conclusões que possam melhorar um futebol violento que se instalou, no Brasil (não saio dos meus limites),  mas acho que o caminho para esta situação foi arado, molhado, adubado e preparado para a dificuldade em que a direção técnica se encontra.
O cadikim já comentou sobre violência no futebol e todos sabemos que é uma realidade. A direção técnica da seleção tinha - por dever de ofício - de estar preparada, antecipadamente, para a hipótese ocorrida (que poderia até resumir-se a um simples "piriri", como o cadikim já sugeriu, e não ter a dramaticidade que tem). Tivesse pensado nisto e teria operado a preparação psicológica adequada. Mas quem pensa que dor de barriga dá na gente também é taxado de pessimista. Stanislaw Ponte Preta disse e repetiu muito que "malandro prevenido dorme de botina".
O cadikim foi o "pessimista" que achou de ver necessidade tanto de realinhamento da conduta pessoal de Neymar (mudou muito para melhor, sem leitura do cadikim) quanto dos conceitos sobre futebol (o tal "jogo de contato" ainda não me desce pela garganta).
Pode ser que, pela dramaticidade da situação, pelo fato de uma falta desleal que parece nunca ter sido acreditada, por ter atingido um atleta de ponta no mundo do futebol, alguém venha meditar sobre o que é futebol e o que excesso no futebol.
Sem querer deitar sapiência, indico os links de postagens no cadikim, em que foram tratados esses conceitos, pela ordem de publicação:

E SE NEYMAR TIVER UM PIRIRI?
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3909210118884130113#editor/target=post;postID=2133976408243312743

NEYMAR - O QUE IRÁ ACONTECER?
http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/03/neymar-o-que-ira-acontecer.html

NEYMAR CONCORDA COMIGO. TAMBÉM, PUDERA!
http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/03/neymar-concorda-comigo-tambem-pudera.html

VIOLÊNCIA NOS ESPORTES
http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/10/violencia-nos-esportes.html


Foto: O GLOBO
http://oglobo.globo.com/esportes/copa-2014/neymar-sofre-fratura-na-coluna-esta-fora-da-copa-do-mundo-13141437

Nenhum comentário: