18 de jun. de 2014

USURPAÇÃO DE PODER NO FUTEBOL

Não é só no futebol brasileiro. Extra-terrestres também acham de "exemplar" adversários. A função é do juiz. Ou por omissão dele, ou por incapacidade de exercer seu poder, que, por hipótese, é absoluto, atletas andam admoestando, "encarando", ameaçando adversários que caíram, em um encontro, ao pretexto de que estão simulando falta.
O juiz é quem tem o poder para definir se é fingimento, ou não. E só o juiz tem poder para admoestar, fazer aquele cruzamento de braços dando a entender: "é a última, acabou!", ou dar cartão. Valendo assim, o atleta que se mete a admoestar, "encarar", ou qualquer outra coisa, o adversário que caiu, está usurpando a autoridade do árbitro que, na maioria das vezes, faz que não percebe (apesar do número e posições dos auxiliares).
Hoje, no jogo Austrália x Holanda, jogo apertado e por isto, podendo "dar nos nervos", um atacante australiano caiu na área. Imediatamente, um zagueiro passou a falar com ele, cara fechada, agressivo e, ato contínuo, "encarando"-o, dizer uns pissilones que não me foi dado ouvir. Não vi atitude do juiz e muito menos ouvi qualquer comentarista achando negativa a intervenção.
O futebol difere muito do voleibol: se um jogador festejar de frente para o adversário, vem cartão. Por pouco mais do que isto, vem outro, de outra cor. Será que o pessoal do volei é mais educado, que futebol tem de ser grosseiro mesmo? Não me conformo.

Foto: Veja - Notícias.
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/copa-2014-frangaco-do-goleiro-australiano-salvo-o-juiz-argelino-que-marcou-um-penalti-absurdo-a-holanda-ganhou-mas-cade-a-holanda-que-massacrou-a-espanha/

Nenhum comentário: