12 de jun. de 2014

NA ABERTURA DA COPA NÃO GOSTEI...

A presidente Dilma Rousseff, de verde, acompanha a cerimônia de abertura ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, na Arena Corinthians (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)
A imagem em foto publicada parece apenas tensa.
A imagem exibida pela tv pareceu-me de pavor.
Definitivamente, não gostei daquilo que, para mim, foi a substituição de uma Chefe de Estado, no chute inicial. Meu sentir é de que pode parecer altruísmo designar um homem paraplégico, com ajuda cibernética, para desferir o chute inicial, que, em regra, tem sido dado pelo (a) Chefe de Estado. Penso que é o contrário: aproveitar-se de uma pessoa deficiente para parecer simpática. Duvido de que a Presidente - como qualquer outro Chefe de Estado - abrisse mão de desferir o chute inicial, se não tivesse receio de ser vaiada. A Presidente preferiu, também, não anunciar a seu povo a abertura da Copa do Mundo 2014, em discurso oficial.  Na verdade, pareceu-me uma fuga da Presidente da República daqueles que deveriam admirá-la, pela ordem natural das coisas. Parece que a Presidente e boa parte de seu povo estão divorciados.
Gostei menos ainda de ter sentido, na imagem da Presidente da República, recolhida à área vip, uma expressão de pavor. Não era só de tensão. Achei pavor na expressão presidencial.
Não estou feliz. Preferia um país onde festa fosse festa e nenhuma circunstância governamental permitisse manifestações que fossem apenas de desagrado, máxime as hostis.

Foto: G1 São Paulo.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/06/dilma-e-hostilizada-durante-abertura-da-copa-do-mundo-em-sao-paulo.html

Nenhum comentário: