19 de jun. de 2014

ESPORTE É SAÚDE? E CONTUSÕES? E SEQÜELAS?

Álvaro Pereira se recusou a sair do jogo
Alvaro Pereira, do Uruguai
Em outubro do ano passado, postei um comentário intitulado "Violência nos Esportes" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/10/violencia-nos-esportes.html). Refere-se a comentário colhido na crônica esportiva, de uma ação de atletas aposentados, do "futebol americano", por causa de seqüelas resultantes da prática da atividade, muito violenta.
Estamos assistindo a um futebol que prioriza a força e a velocidade (esta, quando excessiva e descontrolada, acaba em choques fortes).
Vimos que um número considerável de atletas estrangeiros não pôde participar da copa 2014 por contusões.
Nesta copa, um jogador da Holanda foi levado a hospital, tendo sido anunciado que sofreu um traumatismo craniano considerado leve e que poderá estar no próximo jogo. Hoje, foi a vez de um jogador uruguaio desmaiar no gramado, após levar uma joelhada na cabeça. Ante a recomendação para ser substituído, preferiu ficar em campo e disse, orgulhoso, que quis ajudar sua equipe (o que acabou conseguindo).
Em um evento internacional, não seria conveniente tratar dessas questões de saúde de jogadores, de modificações que os protejam de possíveis seqüelas? A glória não deve ser um risco para a saúde na velhice.

Foto: GOAL.
http://www.goal.com/br/news/227/copa-do-mundo-2014/2014/06/19/4897622/%C3%A1lvaro-pereira-explica-desmaio-em-campo-contra-a-inglaterra


Nenhum comentário: