22 de mai. de 2014

ÀS COTOVELADAS NOS JOGOS DE FUTEBOL COSTUMAM SUCEDER AGARRÕES POR TRÁS. O FUTEBOL DIMINUÍDO.

A imagem mostra, claramente, o jogador
do Inter agarrando o do Coritiba, por trás.
Qualquer gesto para libertar-se pode
resultar em uma cotovelada. 
Tenho visto jogadores serem punidos com cartões amarelos, porque aplicam cotoveladas em adversários. Na maioria das vezes, estavam sendo agarrados por trás, pelo adversário. Observação lógica: para se aplicar uma cotovelada, é preciso, na maioria das vezes, quando não for uma luta corporal, que o alvo esteja atrás.
Ontem, no jogo Coritiba x Internacional, Alex foi punido por isto. Da mesma forma: estava sendo seguro por trás. Alex é, notoriamente, "da leve". Quem tem a técnica dele não precisa, nem lhe convém usar violência. Conca, mesma característica, recebeu a punição, no Fluminense x São Paulo: sendo agarrado por trás, moveu o braço para livrar-se e acertou o braço no rosto do adversário. É óbvio que, quando agarrado por trás, o atleta tende a realizar movimento do corpo, para livrar-se. Pode ser que tivesse cuidado de acertá-lo, mas isto não exclui a falta do adversário, não punida pelo árbitro.
Essa mão não está ali para acariar...
A frequência de faltas por trás é muito grande, principalmente quando um jogador inicia um contra ataque. Comentaristas costumam dizer que "não era um movimento capaz de derrubar o adversário, que este valeu-se do leve toque para lançar-se ao solo". Ontem, falaram isto do Keyrrison, no lance do pênalti: o braço de Dita tocara "de leve" na perna do atacante e ele, esperto se jogou. Acho que, na corrida, qualquer leve toque pode derrubar um jogador. Penso que os "comentários de especialistas" acabam influenciando nas omissões dos árbitros, resultando na prática de faltas, pela "vítima" do agarrão por trás.
Porém, o que acho pior de tudo isto é que, ensinando aos jogadores a tal "falta tática", resulta em que não precisam aprender a dominar as melhores técnicas do futebol. Basta-lhes aprender a fazer faltas.

Foto Valdívia: globoesporte.globo.com 
Foto Chico: www.gazetapress.com

Nenhum comentário: