1 de abr. de 2014

É DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO

Fala-se muito das divisões de base, no nosso futebol. Penso que os "filósofos do futebol" - aqueles que deveriam pensar o nosso futebol do futuro, deixam acontecer coisas que desvalorizam nosso esporte e, às vezes, parece que estimulam.
Hoje, Fla x Flu sub 17 - adolescentes, alguns ainda quase meninos - disputavam uma vaga nas semifinais da Copa Rio Sub 17. Um defensor do Flamengo já estava com cartão amarelo. É ultrapassado e não titubeia: agarra o adversário pela camisa. Pareceu-me que ainda havia alguém atrás, para tentar salvar. Sem contar o goleiro. O faltoso sabia - ou, se os tais "filósofos" têm trabalhado bem, deveria saber - que a consequência seria o vermelho. Não deu outra. O Fla perdia por 1 x 0, mais de 35 do segundo tempo, o empate levaria para os pênaltis. Com um jogador a menos, ficaria mais difícil.
Os tais "deuses do futebol" voltaram a baixar no terreiro e, mesmo com 10, o Fla empatou, nos descontos. Perdeu nos pênaltis. Parece que o papo ficou furado, porque, afinal, o Fla conseguiu empatar com um a menos. Penso que ficou não. Se o Fla tivesse passado à fase seguinte, não poderia contar com o defensor que foi expulso.
Quando será que os dirigentes e treinadores irão preparar os garotos para vencer jogando futebol, e não a qualquer custo: faltas, catimba, "faltas táticas" (que só existem nas cabeças de quem aceita qualquer coisa).
Afinal, ainda prevalece o dito popular: "É de pequenino que se torce o pepino".


Imagem: UOL.


http://imguol.com/c/noticias/2013/10/28/o-minipepino-japones-da-foto-cultivado-pela-fazenta-ituau-em-salto-e-do-mesmo-tipo-que-o-pepino-japones-comum-a-unica-diferenca-e-que-ele-e-colhido-mais-cedo-com-apenas-30-dias-enquanto-que-o-1382981518007_956x500.jpg

Nenhum comentário: