2 de out. de 2013

HÁ SINCERIDADE NISSO? "OUTUBRO ROSA", EDIÇÃO AO FINAL: SERÁ QUE FALO DEMAIS?

Não me lembro quem utilizava esse bordão. Quando o interlocutor falava de ótimos propósitos e atitudes corretas, o artista perguntava: "Há sinceridade nisto?".
Vê-se que a impossibilidade - ou a pouquíssima possibilidade - de se obter resposta sincera a uma pergunta é coisa antiga. Atualmente, há um outro bordão, muito utilizado por muita gente: "Na verdade...". Ora, para que dizer "na verdade...". Basta dar o recado. Por que o reforço é necessário? Falta de credibilidade geral? Duvidas já incorporadas sobre a sinceridade alheia? Ou sobre a própria?

Há mais de um ano, postei "TRANSPARÊNCIA? EU, HEIN? NEM NO PAU DE ARARA!" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/06/transparencia-eu-hein-nem-no-pau-de.html).
Volto ao assunto. Ontem, assistindo a um noticioso pela tv,
pus atenção em entrevista com membro da Associação Brasileira de Mastologia. Falava sobre câncer de mama. Disse da especial relevância da ultrassonografia, exame através do qual - disse o entrevistado - pode ser detectado o tumor antes mesmo que possa ser identificado em exame clínico.
As informações estatísticas que achei na rede indicam que 9 entre 10 mulheres não conhecem o seu risco para câncer de mama. Além de outras particularidades desfavoráveis.
Seguindo pela entrevista: o jornalista perguntou se o número de mamógrafos existentes no Brasil é suficiente para atender a toda a população. A resposta foi mais ou menos o seguinte:
-Óóóóóóó... ééééé.. dos quatro mil e oitocentos mamógrafos existentes no Brasil, a metade está no SUS.
Se fosse um português, certamente teria respondido simplesmente: "Não."
Preferiu responder nada e deixar raciocínios por nossa conta: se temos mais de cinco mil municípios no país, é certo que não há um mamógrafo para cada um da metade do número dos municípios. Se pensarmos que regiões metropolitanas, cidades de grande porte e cidades de porte médio poderão dispor de mais um mamógrafo do SUS, o número de municípios em que o aparelho esteja disponível cai bastante. Se pensarmos que muitas cidades situam-se a distâncias enormes de centros com disponibilidade de mamógrafo, veremos que poderá ser extremamente difícil o deslocamento de mulheres para o exame que é tido como rotina preventiva...
Melhor não pensar!
Melhor não procurar a verdade. Transparência pode tumultuar. Ate cheirar a terrorismo.

Imagem: FECECOM (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas)
http://www.fcecon.am.gov.br/noticia.php?xcod=9112

EDIÇÃO SOBRE OUTUBRO ROSA
Nem pensara este escriba que a entrevista com membro da Associação Brasileira de Mastologia tivesse qualquer relação com "outubro rosa". Nem sabia que fora criado o "Dia Nacional da Mamografia", por iniciativa de uma senadora (não gosto de dias; quem tem "dia" está ou esteve em grande dificuldade: dia do negro, dia do índio, dia do soldado, dia dos professores... não vejo "dias" para pessoas que estão em uma ótima: não vi referência a Dia do Presidente da República; de Senador, só vi "Ordem do Dia" e Álvaro Dias; nem Dia do Deputado, nem Dia do Prefeito, muito menos Dia do Vereador. Se existir qualquer desses aí, o google não dá notícia.
As informações que consegui sobre número de mamógrafos no país dão conta de que é adequado em relação ao que preconizam organismos internacionais, se a distribuição fosse homogênea. Penso que as "dimensões continentais", de que tanto nos orgulhamos, e a concentração demográfica em lugares determinados pode ser um fator que dificulta distribuição homogênea, para que os mamógrafos cheguem aos "mais longínquos rincões", de que ouço falar, em discursos, desde que Giacomo vendia sortes grandes (se procurar isto em Belo Horizonte antiga poderá encontrar).
Muito lindo! É preciso, mesmo, tornar o Congresso
menos feio.
Por via das dúvidas, passado já o Dia Nacional da Mamografia - 5 de fevereiro - concentremos nossa atenção em Outubro Rosa. Os prédios do Congresso estão com iluminação adequada.

Imagem: R7 Notícias
http://noticias.r7.com/saude/outubro-rosa-mes-sera-marcado-por-conscientizacao-do-cancer-de-mama-01102013

Nenhum comentário: