1 de jul. de 2013

RUIU O PALANQUE!


Centurião estimulando atleta classificado
para participar dos Jogos Olímpicos na
Grécia antiga.
A ninguém escapa que a busca, pelo governo brasileiro, do direito de sediar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo tinha algo de projeção de palanque. Copa do Mundo em junho ou julho de 2014, eleições em outubro. Não precisa explicar muito. Só promover as Copas no Brasil já seria um prato cheio. Brasil campeão seria a glória.
Acontece que as Parcas - três irmãs que habitam a Mitologia Grega, e que decidiam o destino tanto dos deuses como dos humanos, fabricando, tecendo e cortando a linha que representa a vida de cada um deles - entenderam de tecer e cortar diferente. Exceção apenas - pelo menos no que diz respeito à Copa das Confederações - quanto ao resultado dessa competição. A outra é porvir.
Clotho tece diariamente o fio da vida.
Lacheisis puxa e enrola o fio tecido.
Átropos corta o fio da vida.

 
E o que teceram as Parcas? Teceram que, em um momento qualquer, os cidadãos brasileiros iriam expor publicamente as malcheirosas feridas de suas decepções, de seu descontentamento. E mesmo que o cadikim recrimine, as Parcas teceram ações nefastas de pessoas que estão acostumadas a praticar crimes à luz do dia, ensejando a que, desde há muito tempo, o povo venha clamando por Justiça, em situações muito dramáticas de tragédias gregas - a perda de entes queridos.
Deu-se que as manifestações de descontentamento chegaram às vaias à própria Presidente da República, na solenidade de abertura do evento, na presença de autoridade esportiva estrangeira. As Parcas haviam tecido um caminho luminoso e entenderam de cortá-lo e iniciar outro tecido.
A Presidente da República achou melhor não ir ao Maracanã.
Muita ocupação no governo, ensaiando um ror de caminhos para neutralizar a crise.
O Palanque ruiu.
O que estarão fiando as Parcas?


Imagem: "Asterix nos Jogos Olímpicos", R. Goscinny e A. Uderzo.
Imagem: Peregrinacultural's Weblog.
http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/08/24/as-parcas-ou-moiras-temidas-por-todos

Nenhum comentário: