26 de jun. de 2013

O QUE ACHO UMA FORMA ODIOSA DE CENSURA. ACHO MUITO FEIO IRONIZAR AS MANIFESTAÇÕES POPULARES.

02.jpg
Não cabem todas as demandas
no espaço de uma foto.



Uma amiga mandou-me uma postagem com quadrinhos indicando que "revolucionários" não sabem o que querem. Ironizar manifestações que estão dando o que falar, o que pensar, e - agora - o que dizer que vão fazer - é uma forma de censura que considero muito feia. Na postagem que me veio ao PC, os quadrinhos não contêm assinatura (pelo menos, não consegui identificar). Então, não sei de quem estou falando.
Minha primeira ideia é no sentido de que tantas e tão relevantes são as carências que incomodam o povo que nem há como priorizar: segurança geral nas cidades e nas rodovias (assaltos em ambos os espaços)? saúde? transportes? organização viária das cidades? educação? oportunidades iguais? aplicação honesta e eficaz dos recursos financeiros (dinheiro do povo)? Não dá para saber mesmo. Por isto, rejeito a ironia.
03.jpg
Outras fotos cartazes apresentam
outras demandas.
Aspecto mais sensível, para mim, é que o autor dos quadrinhos poderá não ter pensado que o povo não precisa dizer ao governo o que quer. Basta mostrar insatisfação. Mais nada! Os governantes, por dever de ofício, têm obrigação de saber o que o povo quer e o que o torna insatisfeito (que não quer). Tanto que sabem, que prometem, nas campanhas eleitorais. E tanto que sabem que resolveram, em prazo curtíssimo, após as manifestações de rua, destinar 75% da grana do pré sal para a saúde e 25% para a educação; resolveram, no mesmo prazo, reverter a expectativa de quinze dias atrás, quanto à PEC 37; e já abriram espaço para discutir uma reforma política. Será que não sabiam que o povo queria isto? E será que não sabiam que o povo não quer impunidade, pessoas condenadas ocupando cargos públicos (o povo não quer e não entende), corrupção...
É claro que o autor dos quadrinhos, no uso da liberdade de expressão, pode ironizar os compatriotas cujas expressões públicas e explícitas estão impactando tanto os governantes.
"É demais para os meus sentimentos, tá sabendo?" (Chico Anysio e/ou Arnaud Rodrigues, em Baiano e os Novos Caetanos).

Fotos: Isto É Independente.
http://www.istoe.com.br/reportagens/309047_FALOU+TA+FALADO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Nenhum comentário: