16 de jun. de 2013

O CARTÃO AMARELO PARA BALOTELLI

Balotelli comemora, México x Itália (Foto: André Durão)Sei que há recomendação da FIFA para aplicar o cartão amarelo ao jogador que tirar a camisa para comemorar gol. Acho, mesmo, que o jogador que tira a camisa está trabalhando contra seu clube, porque poderá ficar pendurado e mesmo ser suspenso, ou pela incidência de três ou pela aplicação do segundo amarelo, chamando o vermelho.
Questiono, no entanto, as restrições à comemoração - gáudio da torcida e parte importante do espetáculo..
Fica muito feio um jogador tirar a camisa?
Será que os homens não gostam que suas namoradas, mulheres e filhas vejam um homem com o tronco nu?
Será que as mulheres, namoradas e filhas gostam de ver um homem com o tronco nu?
É indecente tirar a camisa em público? Se é, será mais indecente tirar montão de peças de roupa em novelas, sempre acompanhando a ação com cenas muito provocantes?
O recesso do lar é menos vulnerável do que o campo de futebol?
No futebol, há coisas mais indecentes, dentro e fora de campo, do que tirar a camisa? Essas coisas mais indecentes são sempre punidas com cartão amarelo (só dentro de campo, porque fora não há como?
É mais fácil punir um jogador que, explicitamente, comemora tirando a camisa, do que um outro jogador que fala besteira, baixinho, para provocar o adversário? Ou do que um dirigente, um juiz, um protagonista qualquer que pratica um ato que possa ser reputado indecente?
Penso que o assunto deve ser reconsiderado, sob todos os prismas acima - e outros que possam ser listados.
Um dos fatores que considero mais importantes na prática do futebol é o conjunto do espetáculo.


Foto: globo.com
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/balotelli-e-provocado-mas-brilha-e-conquista-torcida-no-maracana.html

Nenhum comentário: