13 de jun. de 2013

ARBITRAGEM INCOERENTE. COMENTARISTA IDEM

No jogo Santos x Atlético Mineiro, não vi coerência em duas atitudes do árbitro, em situações que achei pelo menos muito parecidas. Pior: um mesmo comentarista também deu duas interpretações diferentes.
A perna de Arouca foi na direção e sobre a perna
de Luan. O pé do volante não alcançaria a bola.
O Cuca reclamou o que achei que vi: um jogador do Santos carregou sobre Luan, partindo de trás do mesmo, dentro da área. A bola não estava ao alcance do santista, tanto que o corpo de ambos foi para a direita e a bola estava indo para a esquerda - para onde Luan iria dirigir-se, se não tivesse sido abalroado. O juiz não viu irregularidade. Nem o comentarista do Sportv. Disse que ambos estavam "disputando espaço".
Do outro lado, quando um jogador do Santos partia para o gol, Marcos Rocha carregou sobre ele, que caiu ao solo, sem ter podido seguir no lance. O juiz marcou falta e mostrou vermelho para Marcos Rocha. O mesmo comentarista também viu falta e achou cabimento no cartão vermelho. Dessa vez, não achou que os dois estavam "disputando espaço".
Um outro participante do mesmo programa (se não me engano), manifestando-se mais tarde, achou que, se o juiz viu falta de Marcos Rocha, também teria de ter visto falta - pênalte, no caso - no lance de Luan.
Não estou querendo dizer que o Atlético poderia ter empatado com o Santos. Pênalte não é gol. Logo... Nem sei se o Atlético teria merecido. Levou um gol "de cara"; Ronaldinho jogou muito pouco; o time mostrou que não basta ter um bom elenco, é preciso que esse elenco jogue, para que se realize aquele famoso "ritmo de jogo". E daí por diante, com pouco mostrado pelos dois.
O que me incomoda mais é que, quando se trata de times cariocas e paulistas, tanto alguns juízes enxergam por óticas diferentes, quanto os comentaristas entendem de modos diferentes um lance igual ou muito parecido. Podem dizer que é paixão de mineiro. Isto pode até ser verdade. Mas não é só com mineiro. "Estrangeiro" sofre...
Isto melhora nada o futebol.

Observação: teve gente que achou que o Victor falhou no gol. Alguém disse que a bola resvalou em um zagueiro do Galo. Não vi ninguém dizendo que a bola, pouco acima do gramado, tomou um efeito considerável para a esquerda, fugindo da mão do Victor.


Foto: Portal Terra.
http://esportes.terra.com.br/santos/santos-sai-da-lanterna-e-manda-atletico-mg-para-zona-do-rebaixamento,a6a8c9338ba3f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html


Nenhum comentário: