11 de mai. de 2013

PROMETI, CUMPRO: AÍ ESTÁ PAULO VANZOLINI POR RAUL DUARTE

"ONZE SAMBAS E UMA CAPOEIRA"


Havia publicado sobre Paulo Vanzolini
De novo no ninho, transcrevo o texto de Raul Duarte.

"Está sendo caçado, com toda a fúria, esse famigerado espião da alma popular, que se disfarça, às vezes, atacando de cientista e com repetidas passagens pelos centros mais importantes das Américas. Chamado a depôr, ajudo a reprodução de seu “retrato falado” para que mais fàcilmente, seja o indiciado reconhecido.
Sei que ele vaga, pelas madrugadas, quase como um anônimo, pelas 'bôcas do samba', substituindo o seu vocabulário de museus pela gíria malandra circulante, mordendo um cachimbo. Costuma trocar uma lágrima por uma talagada, molhada de saudade, na toca em que Zelão gemia os seus refrões e vai por aí...
Também estou interessado na sua captura, para que venha a cumprir a sentença decretada, nesta cadeia gradeada de amigos. Mas devo ser preciso  neste depoimento. Se, como reza o processo, êle seduziu essa dama das ruas, não creio que ela – a alma das calçadas – tenha capitulado à custa de violência, ou envolvida com promessas de casa nova...
Nem acredito que a tenha perseguido como um gavião atocaiado  nas esquinas. Interpelada, há de confessar que foi ela quem o rodeou, atraída, e, chegando-se à sua mesa, sentou-se, ordenando:
- Barba e cabelo, Paulinho.
Foi assim que Paulo Vanzolini tomou-a nos braços e tornou-a sua concubina. Dêsse amor de trapo e farrapo, vieram as crianças... que enchem a sua vida boêmia, onde se desconhece o planejamento de família. Virão outras. E serão benvidas: cabôclas, crioulas, 'queimadinhas', e serão todas reconhecidas no terreiro, legítimas que são de Paulo Vanzolini.
Ele já aprendeu muito com elas e para elas, mas ainda não aprendeu a fazer dinheiro. Tomando umas e outras, repetirá:
Dá volta por cima!
Aí está um rápido instantâneo deste môço, no instante em que ele troca de olhos para mirar as borboletas...".

A canção de que mais gosto, feita por Paulo Vanzolini, é Capoeira do Arnaldo. Um roteiro e resultado de Educação. Quem achar de conhecer irá encontrá-la no YouToube (https://www.youtube.com/watch?v=125q20xRxLY ).


Foto: Ser-Tão Paulistano

http://www.sertaopaulistano.com.br/2013/04/paulo-vanzolini.html


Nenhum comentário: