31 de mai. de 2013

COMPLEXO DE VIRA-LATAS. O BRASILEIRO PARA NELSON RODRIGUES.

Tenho visto comentários sobre o duvidoso prestígio do futebol brasileiro, perante o mundo. No ranking da Fifa, ocupa o décimo nono lugar, atrás de Croácia, Portugal, Colômbia, Equador, Costa do Marfim, Grécia, Suíça, Bélgica e México, que  - que eu me lembre - não contam com qualquer conquista da Copa (http://pt.fifa.com/worldranking/rankingtable/index.html).
Por aqui, uns dizem que não temos mais tantos talentos como antigamente, que não temos revelado tantos jogadores como antigamente. A maioria fala de gestões deficientes, incapazes e outros fatores negativos. Ou estão ignorando este último fator citado (gestões deficientes), ou estão querendo disfarçar alguma coisa. Nunca se sabe.
Leio na revista Veja, edição 2323, 29 de maio, seção Holofote, página 52, sob o título “Fábrica de craques”, que o Barcelona inaugura uma escola para formar jogadores no Rio de Janeiro, para crianças de 6 a 12 anos. Vem fazer acampamento no nosso matinho!
Devem ser uns malucos, uai! Sair lá da Espanha para vir abrir escolinha de futebol no Brasil, em território de “sem talentos”, mesmo já tendo oito unidades da FCBEscola, fora da Espanha?
Ou, então, estão certos de que temos material humano de boa qualidade, mas não conseguimos aproveitar.
Ou será o famoso complexo de vira-latas a que se refere Nelson Rodrigues?
Ou haverá linguiça por baixo do pirão? (ah! Stanislaw Ponte Preta, sempre desconfiado!).

Imagem: E o tempo está no pensamento
http://feelthisday.blogspot.com.br/2011/09/coracao-vira-lata.html

Nenhum comentário: