4 de jan. de 2013

FUTEBOL COMPACTO NÃO PODERÁ FICAR MELHOR?

Jogadores em férias, narradores, comentaristas e adjacentes também, a TV mostra compactos dos jogos dos campeonatos estaduais. Assisti a alguns.
Fica muito interessante. Selecionam os melhores lances das partidas, os gols, as bolas na trave, as bolas raspando, as grandes defesas e até algumas pixotadas. Não aparecem aqueles recuos de bola que tornam o jogo monótono e, às vezes perigosos (olha o goleiro levando gol de bola atrasada). Sei que tática é um conjunto de avanços e recuos, para conquistar um objetivo. Mas estão recuando demais. Bola no ataque, perto da área do time adversário, vai voltando, vai voltando, vai voltando... vai voltando até chegar ao goleiro do time que atacava. É o tal "priorizar a posse de bola". Pode ser eficiente, mas cansa, torra a paciência de quem assiste, enfeia o futebol.
É de se pensar, entretanto, que é muito difícil ter capacidade física para produzir um jogo dinâmico durante todos os 45 minutos de cada tempo, podendo haver descontos e prorrogação.
Já se pensou muita coisa para tornar o futebol mais atraente. Uma das piores coisas que chegaram a propor - opinião minha, claro - foi no sentido de aumentarem as medidas dos gols. Ora, os goleiros já não conseguem alcançar certas bolas. Se forem aumentadas essas medidas, vai ficar muito fácil fazer gols. Além disto, poderá tirar o estímulo dos atacantes, que não precisarão caprichar tanto. Na época em que falaram nisto, comentei que tiraria muito do interesse pelo gol. Achava que, como no sexo, a intensidade do prazer é inversamente proporcional às dificuldades para se alcançar o objetivo. Podem viajar aí, à vontade. Penso que a comparação vale.
Pode-se ver que sempre andei preocupado com a qualidade do futebol e com as propostas para melhorar. Acho que se extinguirem o impedimento, os especialistas terão de conceber novas maneiras de jogar, na defesa, no contra-ataque e no ataque. Como no futsal. A Fifa nem admite pensar.
Então, por que não reduzir o tempo de jogo? Torná-lo compacto. Não haveria tempo para aquelas jogadas monótonas, e haveria mais capacidade física para o dinamismo. Penso que o jogo poderia ficar mais bonito e mais competitivo. A televisão mostrou-me isto, exibindo compactos. Só o de melhor do jogo.

Foto: ESPN.

http://www.espn.com.br/video/498777_pelo-holandes-goleiro-do-feyenoord-recebe-recuo-tenta-dominar-e-protagoniza-pixotada-bizarra


Nenhum comentário: