4 de jan. de 2013

CAIXA PRETA EM AUTOMÓVEL? SEI NÃO...

Pensei que era dessas brincadeiras de mau gosto, que os Mágicos de Ohs! costumam fazer com a gente. Quem são os Mágicos de Ohs!? Ah! Ainda não postei uma velha crônica, "Na Terra dos Mágicos de Ohs!", que escrevi há muitos anos e que o Correio do Triângulo publicou. Ainda vou postar. Mas vou dizer, de vez, o que são os Mágicos de Ohs!: são os nossos governantes que, sempre que assumem um cargo importante, ou sempre que se manifestam sobre as conquistas futuras, pintam quadros maravilhosos para nós. Quando promovem as ações prometidas, Oh! "ni nóis"! São os Mágicos de Ohs!
Como dizia, achei que era brincadeira. 
Chegou a São Paulo a caixa preta de um avião acidentado
Projeto de lei obrigando a que todos os veículos tenham caixas pretas instaladas. Vi pela televisão e acabo de
conferir na internet. Batata! Tem projeto (nº 1501/2011) mesmo, do Deputado Geraldo Rezende, do PMDB-MS.
Justificativa, que li em IDGNOW! (http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/11/04/projeto-de-lei-quer-tornar-obrigatoria-caixa-preta-nos-carros/), atribuída ao autor do projeto: "A sociedade está exigindo que esse dispositivo também seja instalado nos automóveis, uma vez que em poucos países do mundo morrem tantas pessoas no trânsito", afirma o autor. "O trânsito tornou-se uma verdadeira guerra no País", acrescenta."
Primeiro: gostaria de saber sobre a tal exigência da sociedade, porque até agora não vi qualquer manifestação pública, nem em imprensa, a respeito. Pesquisa lá do próprio deputado? Ou do fabricante?
Segundo: essa tal de sociedade (já que o deputado fala que é a sociedade quem está exigindo) não bate bem da cabeça. Então, quando um país tem um índice altíssimo de mortes humanas no trânsito, em vez de ações para melhorar o panorama, instala-se caixa preta, para ficar sabendo como foi que os caras morreram.
Primor que só pode sair de um Mágico de Ohs!
Vi duas opiniões: uma senhora falou que é um fator de segurança; um senhor falou que a caixa preta vai interferir nas intimidades das pessoas, o que me levou a imaginar que homem é mais mutreteiro do que mulher, e tem mais motivos para proteger a intimidade.
Mesmo assim, acho que não vai dar certo. Se a caixa preta de um avião registra, antes de um acidente aéreo, um entrevero do piloto com a aeromoça, muito provavelmente nenhum dos dois irá ter de explicar nada do que estiver gravado na caixa preta. Mas em automóvel? Auditoria de caixa preta todos os dias? Não pode dar certo.
A caixa preta só registrará os acidentes. Não os evitará. Mas poderá gerar montão de acidentes, conforme o que for ouvido nas auditorias. E se um cônjuge matar o outro por causa do que ouvir da caixa preta? O fabricante indeniza? O deputado?
Mas a idéia não é de todo má. Já que um dos princípios constitucionais da administração pública é a publicidade, poderiam mandar instalá-las em todos os veículos oficiais. O cidadão iria ficar sabendo tudo o que o deputado, o presidente, o governador... andou conversando, dentro do carro oficial.
Estou absolutamente certo de que o Sr. Deputado Geraldo Rezende não irá opor-se!

Foto caixa preta: g1 - portal de notícias da Globo, edição São Paulo.
https://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL78360-5605,00-DADOS+DE+CAIXAPRETA+DO+AVIAO+DA+TAM+CHEGAM+AO+BRASIL.html

Nenhum comentário: