31 de dez. de 2012

UM MUNDIM SÓ LÁ DELES

Assisti, hoje, a reportagens sobre visitas a museus, a exposições, em alguns lugares do país. Vi jovens vestidos com bermudas e camisetas, sandálias "de dedo", vários tipos, visitando esses lugares e eventos. Achei bacana e bateu uma esperança. Os modos de seleção de pessoas vão mudando e, com isto, mais pessoas são admitidas nos centros culturais, sem qualquer frescura.
Falo disto porque, passeando pelo Rio de Janeiro, junto com minha mulher, demos com os costados na Academia Brasileira de Letras. Engrenamos uma quinta e fomos entrando. Fracasso! Não podíamos visitar a Academia porque eu estava vestindo bermuda. Meu Deus! Os Imortais não gostam de bermudas. Será desacato? Desrespeito? Penso que não. Nosso clima é muito quente, somos um povo algo alheio à bacanidade... Bermuda, chinelo e camiseta está bom para nós. Não para entrar no prédio da Academia Brasileira de Letras.
Grande estratégia para disseminar a cultura da Academia, a nível popular.
Provavelmente não queiram descer ao nível popular. Provavelmente sintam-se mais gente do que o cidadão comum. Certamente, não se querem misturar.
Sei não. Prefiro os museus e exposições aonde todos temos acesso à cultura. Deixemos os Imortais de lado. Afinal, somos todos pobres mortais.

Foto: PÁGINA GLOBAL.
http://paginaglobal.blogspot.com.br/2012/05/academia-brasileira-de-letras-e-acusada.html

PS.: Se algum curioso tiver interesse, nessa página aí de cima encontrei o título "ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS É ACUSADA DE FRAUDAR ACORDO ORTOGRÁFICO". O assunto foi até o Senado, que convidou Imortais para explicação, mas nenhum compareceu. Será?

Nenhum comentário: