10 de nov. de 2012

DEMOCRACIA DEMOCRÁTICA


A democracia é a possibilidade de exercício político por parte do povo."A democracia 'democrática' é aquela em que os Direitos Humanos são respeitados, onde a distribuição de rendimentos é feita de modo a beneficiar à todos e não a uma minoria reinante, é aquela em que podemos usar o direito de manifestar-se sem medo, é aquela em que elegemos os nossos governantes, enfim, a democracia é o direito da sociedade em poder participar das decisões. Porém, em nosso país tal não acontece. A ditadura continua enrustida sob o falso regime democrático, onde as arbitrariedades são uma constante. Mas, se lutarmos dentro dos parâmetros legais, se soubermos exigir nossos direitos, mesmo que muitos tenham que pagar com a liberdade e com a vida, com certeza alcançaremos uma verdadeira Democracia.
Existe uma claúsula (artigo) na constituição que diz claramente os deveres e obrigações dos militares, se a cumprirem, brevemente teremos um civil no poder. Não é admissível que hum país com o solo tão rico, tão produtivo, encontre-se com uma dívida externa tão imensa, tão vultosa. Se for feita uma devassa na vida dos que estiveram atuando no poder desde 64, certamente não haverá prisões que os caibam.
Mas, como sou bastante otimista, acredito que brevemente viveremos num país Democrático, com total liberdade dentro das leis”.

O texto (reproduzido tal como me foi apresentado, em cópia xerox) foi produzido por um candidato a ingresso na Polícia Militar de Minas Gerais, no Batalhão de Polícia Rodoviária. O tema da redação, oferecido ao candidato: "O que é democracia?" (não poderia ter sido outro?). Foi-me dada uma cópia da redação, por algum colega. Não tenho registro de data, nem de nome do candidato. Com as seguintes referências: Fls. 07, 'Prova nº 18' e um carimbo "PRONTUARIADO". Por que e para que terá sido "prontuariado"? Como fica claro na redação, foi no período da ditadura pós 64. Minha memória indica a possibilidade de o texto ter sido produzido entre 1971 e 1978, em Belo Horizonte.

Imagem: BRASIL ESCOLA.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/democracia.htm

Nenhum comentário: