19 de out. de 2012

POR QUE NÃO?

Leio na revista Veja, de 17 de outubro último, que "Se for mesmo preso, José Dirceu terá de deixar de lado uma atividade que ocupa diariamente parte do seu dia -  o Blog do Zé. Pela legislação, presos não podem ter um blog".
A primeira indagação minha é sobre a probabilidade matemática de o José Dirceu não ser preso. Nem me vou ocupar de verificar nas leis os limites de penas previstos para os dispositivos legais que - conforme o STF - Dirceu transgrediu. Não sei se o "se for mesmo preso," significa probabilidade matemática de não ser ou uma pontinha de dúvida quanto à efetiva aplicação de penas, em limites que levem o ex-ministro à cadeia.
A outra dúvida: será que a lei que - conforme a Veja - impede presos de ter um blog não implica restrição do direito constitucional de liberdade de expressão?
Pelo que consigo entender, as penas que se pode aplicar a criminosos não implicam perda da cidadania. Se o condenado criminalmente segue sendo cidadão, há que se lhe garantir todos os direitos constitucionais, assegurados a todos os cidadãos.
Poderão perguntar-me se defendo criminosos. Já respondi a essa pergunta mais de uma vez. Minha resposta freqüente: Não! Defendo-me. Se um governo qualquer achar de restringir direitos constitucionais de cidadãos em situação de restrição de liberdade - mas mantendo a cidadania - estaremos no caminho da tirania. A simples oposição explícita tem levado muita gente à cadeia, ao seqüestro oficial camuflado, à execução oficial camuflada...  Pode ser perigoso o preso manifestar seu pensamento? Sim. Tanto quanto a manifestação do pensamento de qualquer cidadão. Além disto, sempre haverá "laranjas". O preso poderá comunicar-se através de um deles. E, afinal, a liberdade de expressão, que a Carta assegura, terá de estar, sempre e em todo lugar, atrelada à responsabilidade do comunicador, que a mesma Carta obriga.
Penso que temos muito medo da Democracia.

Imagem: Gerivaldo Neiva - Juiz de Direito
http://www.gerivaldoneiva.com/2011/12/veja-quer-calar-democracia.html



Nenhum comentário: