11 de out. de 2012

CRÍTICAS A ARBITRAGENS EM FUTEBOL. E A COERÊNCIA?

Aconteceu de novo, ontem. No "Tá na área", SporTV, falava-se sobre a simulação, jogadores encenando faltas que não conteceram. O comentarista observou que, na Inglaterra, jogador que simula é mal avaliado pela torcida, seja qual for. Os árbitros punem. Opinou que as simulações devem ser punidas, que não só é desrespeito para com a torcida, como pelo jogador que "praticou" a falta inexistente, podendo resultar até em cartão para ele.
Concordo.           
Mas discuto, há muito tempo, que jogador tem de cair gritando, contorcendo-se, dando todo sinal de dor e de sofrimento, para que os juízes apitem falta, conforme o jogo. As pressões são enormes, no sentido de que juiz deve "administrar" a partida.
Discuto, também, que, muitas vezes, o jogador não sofre falta mas cai, sem a intenção de simular. Ou tropeça no advesário, ou perde o equilíbrio, ou... Muitos têm sido punidos com cartão amarelo.
As coisas andam tão mal paradas que há jogador avançando para o "simulador", dedo em riste, para admoestá-los, tomando lugar do juiz.
Não sei como resolver. Acho que os técnicos poderiam desenvolver um trabalho para evitar a simulação. Todos os técnicos. Evoé, Tele Santana! - o homem do futebol limpo.
Depois de ouvir os comentaristas, à tarde, fui assistir ao jogo Corinthians x Flamengo, pela TV Globo. Um jogador caiu, em um lance. O juiz achou que foi simulação e deu cartão amarelo. Foi o bastante para que o comentarista de arbitragem achasse demais. Também achei. Não me pareceu simulação, mas uma daquelas circunstâncias em que, mesmo não havendo falta, o jogador cai. Mas como é que, à tarde, os comentaristas querem o maior rigor? Chega a noite e o comentarista acha que foi demais. Querer que se aplique cartão amarelo para a simulação - que nem na nobilíssima Londres - implica admitir que o árbitro possa enganar-se ao interpretar uma queda casual como simulação. Ou se exclui o cartão, quando o jogador simula, ou se admite que as interpretações de árbitros possam ser errôneas, pela rapidez do lance, ou por circunstâncias que possam confundir o juiz.
Por mim, acho que seria melhor "educar" os treinadores e dirigentes para que "eduquem" seus jogadores, do que ficar só pensando em punir, punir... e, depois, criticar... criticar... Muitas vezes ao sabor da paixão clubística. Não é só jogador que tem de ser ético. Treinador, dirigentes, preparadores físicos - todos eles - podem contribuir muito para que o futebol seja mais bem jogado.

Foto: Música do Gol.
http://musicadogol.blogspot.com.br/2012/03/federacao-espanhola-anula-cartao.html

Nenhum comentário: