19 de set. de 2012

CRÔNICA DE REPÓRTER - CIVUCA COSTA


Show de botox
Se o botox e o fotoshop fossem candidatos nestas eleições, com certeza já estariam eleitos no primeiro turno, sem chances para outros tipos de candidatos a reparos da estética.   
Todo mundo quer sair bem na foto. Nas eleições todo mundo é santo! Ninguém mente, todo mundo promete, ninguém quer sair feio no retrato. Está todo mundo (os centenas de candidatos) recorrendo à plástica virtual para dar uma consertada no visual. Principalmente, no rosto ou na cara de pau de muitos. Uns só disputam para tirar férias. Outros são sérios e têm propostas. Mas, a maioria só está pensando no salário gordo de vereador magro. Tempo de vacas magras. Tempo de olho grande.  
A menos de um mês das eleições, a campanha agora vai esquentar. Todo mundo com santinho na mão e promessas na ponta da língua. Dias atrás no cruzamento das ruas Major Gote com Olegário Maciel (no coração da cidade de Patos de Minas) tinha um candidato correndo de um lado para outro, todo afobado, distribuindo sua propaganda. Ao ser impelido pelo mesmo, eu disse que já tinha o santinho daquele candidato, pois faço coleção todos os anos de todos os candidatos. Ele agradeceu e disse que aquele da foto do santinho era ele – o próprio. Ainda bem que eu não perguntei se aquele candidato do santinho que ele estava distribuindo era filho dele. Pois, nem de perto se parecem.
É o show de botox. O botox virtual feito no computador. Está todo mundo querendo sair bem na foto. É fotoshop e plástica nos programas avançados da informática que tiram rugas, pés de galinha, manchas, cravos e espinhas. E, até, velhice precoce. Os programas de computador se parecem a um salão de beleza, um centro estético da modernidade. Botam a pessoa 20 anos mais nova, ou até mais. O perigo é para tomar posse. Se a lei se valer pela foto do santinho, muitos dos “eleitos” vão ser barrados na cerimônia. Pois, na hora do “cara crachá, cara-crachá”, pouca gente vai aparecer bem na foto.
Um verdadeiro show de botox. Todo mundo quer sair bem na foto. Mas é sempre bom lembrar, que: “as aparências enganam” e “ um copo vazio está cheio de ar”. O que vale é o conteúdo e não o rótulo. Eleição não tem bula e nem remédio. Mas pode ser uma doença para muitos que se candidatam só de aventura e vaidade. Não têm mais idade pra isso. Com o tempo perde a validade. Cuidado com o efeito colateral.
O show de botox, continua... Sorria, você está sendo filmado!


Nenhum comentário: