14 de ago. de 2012

JOGAR CONTRA A SUÉCIA AGORA É IMPORTANTE?

Não sei. Tenho visto muita crítica a alguns jogos da seleção brasileira de futebol, fora do país. Algumas dizem que se trata de caça-níqueis, outras que política de boa vizinhança com a Fifa... Um montão de críticas, nem sempre com a intenção de ajudar.
Mas que o jogo contra a Suécia, logo depois  das Olimpíadas me deixa de pé atrás, isto deixa.
Não acho que a seleção olímpica de futebom masculino tenha fracassado. Medalha de prata é medalha de prata. Apenas não conseguiu ganhar o ouro. Mas ficou como a segunda força futebolística olímpica masculina.
Ora direis: Então, por que o pé atrás?
Porque não vejo motivo palpável para o jogo contra a seleção da Suécia. Não me digam que é para comemorar a primeira copa que a seleção brasileira conquistou, naquele país. Nem para aproveitar a viagem! Afinal, o cinqüentenário da primeira copa ocorreu em 2008. Se fosse em um ano terminado em 8, ainda admito que se quisesse comemorar de 10 em 10 anos.
Então, fico pensando que a CBF - cheia de decisões no mínimo questionáveis, como a da modificação da tabela do brasileirão, quanto a Flamengo x Atlético Mineiro, a mais recente - a CBF, repito, poderá ter pensado em "poupar" os jogadores olímpicos de uma recepção desagradável, na hipótese de a CBF não conquistar a medalha maior - o que alguém poderá chamar de fracasso (é demais pros meus sentimentos considerar a prata um fracasso). De carona, livraram os técnicos e os jogadores e até o presidente da CBF do Galvão Bueno ou substituto, no Bem Amigos, bem assim desses "jornalistas malucos que ficam perguntando besteiras nas entrevistas".
Se a intenção tiver sido esta, acho que colocaram todos em uma fria.
Se não têm força e capacidade para enfrentar imprensa, torcedores e quejandos, com o melhor humor possível e dizendo que deram "o seu melhor" e que, afinal, prata é uma distinção relevante, como irão ter força para, na copa de 2014, no Brasil, livrarem-se de perguntas indiscretas, tendenciosas, e coisas tais, quanto ao passado de 2012?
Se a CBF fez isto para proteger, não estará concorrendo para que esses atletas adquiram aquilo que chamamos de "couro grosso". Muito necessário para quem quer enfrentar paradas difíceis.

FOTO JOGADORES DA SELEÇÃO DE 1958: PLACAR.
http://placar.abril.com.br/

Nenhum comentário: