2 de ago. de 2012

A BUSCA DA MEDALHA OLÍMPICA INÉDITA

Há outras inéditas. Modalidades em que equipes brasileiras jamais conseguiram medalhas. Ah! Mas do futebol masculino devemos cobrar mais. Pelo menos é o que se sente no noticiário esportivo.
Por que será que, com cinco Copas do Mundo no currículo, com a participação em todas as edições de Copas do Mundo, o futebol brasileiro não conseguiu um ouro nas Olimpíadas. Nunca iremos encontrar respostas lógicas e razoáveis, mesmo porque, em futebol, o razoável não é lógico.
Assisti aos jogos da seleção brasileira, nestas olimpíadas. O Egito acabou dando um sufoco. Neymar não fazia jogadas acrobáticas. Mas participou do primeiro gol e fez o terceiro, depois de achar um espaço difícil para passar a um companheiro, na esquerda, e deslocar-se para receber o troco e marcar. O jogo contra a Biolorrússia deu-me a impressão de que o time não estava bem. Neymar não tinha o brilho que ostenta no Santos. Penso que foi só impressão, porque, com um golaço de falta e duas assistências - uma delas, de calcanhar, impensável para nós pobre mortais - mostrou que "escondendo-se" pode aparecer muito. Já o vira em um outro jogo, quando o achei "escondido". Participou ativamente da vitória, já naquele jogo. Contra a Nova Zelândia, o time pareceu ainda mais "ausente". No entanto, venceu fácil. O adversário era fraco e cabia mais. Tenho comigo que o que distingue um time forte de um fraco é a goleada. Faltou algo, então. Neymar teve seu dia de "inacreditável futebol clube". Acontece com qualquer um, com cracaços inclusive. 
Penso: será que a seleção brasileira preparou-se para jogar a fase eliminatória para o gasto, apenas, evitando contusões? O centro avante da Nova Zelândia bateu que nem pau pereira, merecia vermelho. Tomara que sim. Acho que a seleção tem bola.
Tomara que ninguém incorra em cartões amarelos. Vermelhos, nem pensar.
Olímpíada e Copa do Mundo são competições em que uma seleção tem de evitar a perda de qualquer jogador. Nem sempre teremos a sorte que teve a seleção de 62, quando Garrincha, expulso na semifinal, acabou absolvido e podendo disputar a final.

FOTO: Veja Olimpíada 2012.
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/brasil-poupa-titulares-joga-em-ritmo-de-treino-e-bate-nova-zelandia

Nenhum comentário: