4 de jun. de 2012

AINDA O VELHO CHICO ANYSIO - BRASIL O PAÍS DO AMANHÃ

Na crônica a que me referi, quando recoloquei na roda uma postagem sobre o Chico Anysio
(http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/03/chico-anysio-genio-do-humor.html), Chico falando do propalado jeito brasileiro de ser, comenta que, certa vez, o Flamengo foi jogar na Suécia. A delegação ficou hospedada em um hotel que não era muito longe do estádio. Quando se dirigiu para lá, com antecedência adequada, um dirigente do Fla observou que trafegavam calmamente, enquanto, pela esquerda, veículos iam em velocidade mais rápida. Virou-se para o intérprete e perguntou a causa daquilo. Resposta: "aqui é convencionado que quem está com pressa trafega pela esquerda". O dirigente do Fla, de bate-pronto: "Então, vamos passar para a esquerda!". Ao que o intérprete sueco respondeu: "Mas nós não estamos com pressa.
Chico observou que se, no Rio de Janeiro, tivesse sido convencionado que quem está com pressa vai pela 
esquerda, só iria pela direita carrocinha de Kibon, no inverno.
Assim é o nosso trânsito. Há os que, mesmo vendo o semáforo amarelo ou vermelho 
fresquinho, a 50 metros ou um pouco mais à frente, avançam rápidos, chegam a ultrapassar quem já
vai reduzindo a velocidade (porque terá de parar no semáforo) e, como não poderia deixar de ser, param, muitas vezes na fileira da frente. Aí, o sinal abre e esse tipo de condutor, agora distraído, demora de 15 a 20 segundos para avançar, jogando fora quase metade do tempo do verde. O celular é um dos catalizadores desta conduta.

Foi presenciando este tipo de comportamento que me lembrei da passagem que Chico Anysio me contou, na revista Realidade, já extinta.

Foto: GAZETAONLINE.

https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/03/br-101-cameras-flagram-avanco-de-sinal-vermelho-em-carapina-1014038930.html

Nenhum comentário: