2 de mai. de 2012

PROMESSA É DÍVIDA! (O HD CARREGOU: VEJA AO FINAL)

Deixei uma expressão, ontem em "Amenidades"
(http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/05/amenidades.html), quando disse que Saul Alves Martins tornou-se um dos maiores antropólogos de Minas Gerais, "cuíca" do Brasil. Prometi que explicaria. Vamos lá.
Benedito Valadares Ribeiro foi Presidente (er... Interventor) no Estado de Minas Gerais, entre 1933 e 1945. O cargo de livre nomeação do Presidente da República (Getúlio Vargas, Estado Novo),  era o de Interventor, mas os governadores recebiam o título de Presidente.
divulgação
Conta-se nas Minas Geraes e alhures, que, discursando, discurso lido, o Presidente Benedito Valadares disse mais ou menos: "... esta importante cidade, uma das maiores do Estado, cuíca do Brasil!...". Foi a conta para adversários, desafetos, invejosos, puxas-saco e toda espécie de concorrentes aos cargos públicos, principalmente os de livre nomeação, começarem a dizer que Benedito era incapaz. Um professor que lecionava no Colégio Estadual de Belo Horizonte, quando ali estudei, contou que Benedito Valadares era homem culto (foi jornalista, tinha formação superior, em Odontologia e Direito). Mas que, "ao vivo", escorregava, "era infeliz". E contou alguns causos, muito mineiramente. Mas teve gente que fez pior. O epísódio virou marchinha de carnaval.  Pesquisei e não encontrei qualquer notícia da marchinha muito cantada quando eu era jovem, e que passo pra frente. Por conta e risco de minha memória.

Cantei muito:

Benedito, o branco da alma preta,
deixou a clarineta
pra aprender a tocar cuíca.
Hoje ele é o maior cuíca brasileiro,
quiçá do mundo inteiro,
toca só pra gente rica.

Falta uma estrofe, que o HD do véio não conseguiu carregar. Se conseguir, voltarei ao assunto.

EDIÇÃO EM 24/10/2013: O HD DO VÉIO CARREGOU. O FINAL DA LETRA ESTÁ EM

http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/05/promessa-e-divida-ii-o-hd-do-veio.html


Foto de Osvaldinho da Cuíca: Catraca Livre.

Nenhum comentário: