3 de mai. de 2012

CRIANÇA NÃO IRÁ FAZER MAIS

Não, não estou querendo dar uma de orientador de crianças ou de pais (de pais, talvez). Ontem, à noitinha, quando esperava minha mulher em uma padaria (e padaria é lá lugar se esperar por mulher?), vi um garotinho, não mais que cinco anos, comendo alguma coisa. Como qualquer criança, enchia a boca, colocando cada vez mais um bocado. A boca já estava bem cheia, quando ele empurrou mais para dentro, com o polegar. Dei boa gargalhada!  A acompanhante (não tenho certeza de que fosse a mãe, porque achei muito jovem) chegou quando eu ainda estava rindo. Expliquei que achara muito legal o gesto do menino. Olhou-me com simpatia, tomou a mão do garoto e foi saindo com suas compras. Não passaram trinta segundos e volta a moça arrastando o menino. Levou-o a uma mesa, pegou um depósito de canudinhos para sucos e mandou que recolocasse lá um feixe de canudinhos que estavam na mãozinha dele. Quando passou por mim, falei, baixinho, para deixar o menino levar os canudinhos. São coisas que a gente só faz quando é criança. Passou, não faz mais. Quer dizer, alguns não fazem. Outros fazem coisas diferentes, mas do mesmo gênero, sem ofender quem quer que seja. Apenas conservam seu espírito infantil. Hoje, na barbearia, vi entrar um garotinho com a mãe. Brinquei com ele, dizendo que o cabelereiro iria raspar seu cabelo com máquina zero. Ele disse que não, de modo simpático, e ficou por ali, folheando uma revista. Falei do meu modo de ver criança, e disse que, quando minhas filhas eram pequenas, ensinava-as a lamber o prato de doce. Acrescentei que não há coisa mais gostosa do que lamber um prato de doce. Passados alguns minutos, o moleque falou: tem uma coisa mais gostosa do que lamber um prato de doce. Perguntei o que era. Respondeu, orgulhoso por me pregar uma peça: é lamber dois pratos de doce. Deixa fazer quando criança, deixa! Senão, vai fazer depois de crescer.

Foto de criança: Bem Gravidinha... e agora Bem Mãezinha
http://bemgravidinha.blogspot.com.br/2011/11/roseola.html

Foto de criança crescidinha: X-tudo já
http://x-tudoja.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html

2 comentários:

Bem Mãezinha disse...

Olá Marco!!!

Conheci teu blog e aproveito para dizer que não me importo nem um pouquinho em colocares a foto do meu pitoco no teu post!!! Eu mesma tirei ela depois que ele devorou o prato de sopa! Se quiseres, pode até botar o nome dele: Gui!
E confesso: ainda hoje lambo o prato de doce - mas só quando estou em casa!!! rsrsrsrs
Abraços nossos!!!!

marco antônio comini christófaro disse...

Boa tarde, Bem Mãezinha! Obrigado por chegar e ceder os direitos de imagem do seu pequeno Gui, o seu pitoco. Estou esperando minha filha mandar um retrato de meu neto Navarro - agora na faculdade - que, por volta dos três anos, encontrou um pacote de farinha de trigo e fez a festa. Irei publicar. Ficou lindo! Você verá. Criança é um barato. E é preciso deixar que aproveitem a criancice, porque nem sempre continuam crianças. Aos 72 anos, dou uma de criança, sempre que posso. Lamber pratinho de doce é o mínimo! Abração pro Gui. Procê e pro papai também! Apareça!