24 de abr. de 2012

A VERDADE E A FÁBULA

Lembro-me do texto e penso que está em um livro do Catullo da Paixão Cearense. Penso em um nome de livro do Catullo (A Verdade e a Fábula) mas não encontro. Acho "Fábulas e Alegorias". Acho que é isto. Não tenho o conteúdo. Como se trata de um dos textos mais belos que já li, vou repassar o que tenho na memória. Certeza de que foi escrito por Catullo da Paixão Cearense. Quando tiver certeza quanto ao nome do livro, voltarei ao assunto.





A verdade só é bem acolhida
quando dita por boca da parábola,
ou adornada com os ouropéis da fábula
que é, neste livro, a companheira sua.
Pois todos nós sabemos que a verdade
é a única mulher de eterna virgindade
que o homem não quer ver quando está nua.




Pode ser que minha memória esteja falhando, quanto a ser de autoria do Catullo. Li isto há muitos anos. Tenho certeza de que não é falha do HD.

Imagem: LIVRARIA DA TRAVESSA.
https://www.travessa.com.br/fabulas-e-alegorias/artigo/a2aba2b4-477a-4d0d-ad02-f20b97a604c0

Nenhum comentário: