19 de abr. de 2012

COMO ESTÁ NOSSO FUTEBOL?

Estamos preparando as cabeças para outra copa do mundo. A segunda no Brasil. Muita gente discutindo, questionando a qualidade do nosso futebol, os caminhos que estamos percorrendo, os jogos que a seleção vem fazendo, montão de coisas.
Quais os parâmetros? Seleções? Não sabemos muito, porque não temos enfrentado seleções de primeira linha. Clubes? Na América do Sul, nossa situação parece boa. A classificação do Santos para a final do mundial de clubes é um indicador favorável. Fora do continente, tivemos o jogo do Santos contra o Barcelona. O Santos ficou absolutamente perdido diante do Barcelona. Todo mundo viu e não há como comparar.
Agora, vimos o Barcelona perder para o Chelsea. A vitória deste foi mínima, sim, em termos numéricos. Não se pode deixar de louvar, no entanto, o esquema tático e o esforço dos jogadores do Chelsea. E não temos como evitar a idéia de que os jogadores do Barcelona não são anjos. Nem pensar em treinarem para fingir que são vítimas de faltas. Não se trata disto. Mas achei que fazem as tais "faltas táticas" (inviabilizar contra-ataques), com muita freqüência. Já tinha tido esta impressão, quando do jogo Santos x Barcelona, apesar das poucas oportunidades do Santos. Ontem, a impressão foi reforçada. Aquela tática de ocupar o meio campo do adversário é muito boa. Mas acaba submetendo o Barcelona a fazer faltas, quando o adversário toma a bola. O Chelsea conseguiu segurar a onda e ainda tentar umas poucas açõe ofensivas. Para mim, ficou a impressão de que já tem gente aprendendo a jogar contra o Barsa. E nós?

Edição em 12/06/2014: Vencemos a Espanha na Copa das Confederações. Sinal de que aprendemos a enfrentar os espanhóis? Poderemos saber em breve.

Nenhum comentário: