31 de mar. de 2012

GRANDE MÍDIA - MÁ VONTADE COM OS MINEIROS

File:Escudo minas tenis clube.jpgAssisti, ontem, pelo canal Sportv, à transmissão do jogo de voleibol masculino entre Florianópolis e Minas Tênis. Assisti, também, a um espetáculo de má vontade da grande mídia para com os mineiros. Muita gente fala disto e a gente pensa que é chatice de mineiro. É não! Mineiro, quando quer ser chato, não fica choramingando. Arranja sempre uma ironia. A grande mídia tem, mesmo, uma pinimba com os mineiros. Não sabemos do motivo. Será que " nóis aborrece eis"? Será que não gostam desse nosso jeitim minero de sê?
Foi escandaloso. O Florianópolis venceu os dois primeiros sets. Arrasou no primeiro. Dava a impressão de que ia ser 3 x 0, com balaiada. No segundo, a coisa melhorou tiquim. Mas o Florianópolis venceu bem. O narrador era todo elogios para o Floripa. Superlativou à vontade: bloqueio senssssacionaaaal! saque arrrrrasaaaadooor! Enchia a boca. Narração muito vibrante.
Aí, o Minas Tênis começou a virar. Ah! Agora não havia tanto elogio, tanta vibração. Parecia que o estoque havia acabado. Foi impressionante como mudou o tom da narração. Os superlativos foram desaparecendo, a voz não merecia ser prejudicada por aqueles gritos entusiasmados.
O Minas virou tudo e acabou nas semifinais. 3 x 2.
Do narrador, um frio "O Minas está nas semifinais".
Prestenção, gente! Mineiro também compra, também consome. Consome os produtos que vocês anunciam, consome os serviços de vocês. Lembrem-se - vocês que trabalham no esporte - que negro não podia jogar futebol profissional. Teve clube que fechou o departamento de futebol, para não ter de admitir negro (Como não admitir? João Saldanha conta que, em uma excursão do Botafogo, algúem perguntou se o time de uns gringos que estavam no mesmo hotel seria bom. Alguém respondeu: deve ser não. Não tem crioulo!). O primeiro clube a liberar crioulo foi o Vasco da Gama. Por que? Porque era um clube de comerciantes e comerciante não deve esnobar ninguém. Depois dizem que português é burro. Eu, hein? Pensem nisto, senhores narradores. Será que não querem vender pra nóis?

Imagem: Criação de Pedro de Carvalho Gomes.
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Escudo_minas_tenis_clube.jpg

Nenhum comentário: